15.02.2021

2021: O Ano do Vinho Brasileiro

Tags: Institucional

Entre os meses de janeiro e fevereiro ocorre na Serra Gaúcha um dos momentos mais esperados para quem trabalha no setor vitivinícola. Trata-se da Vindima, período de colheita das uvas e o início da elaboração dos vinhos, que para o Grupo Famiglia Valduga, cuja sede está localizada no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), o início da safra 2021 tem surpreendido positivamente e este promete ser o ano dos produtos brasileiros.

Ainda é cedo para dimensionar toda a Vindima 2021, por estarmos no meio dela, mas, para Daniel Dalla Valle, Diretor técnico e Enólogo do Grupo Famiglia Valduga, já é possível perceber a qualidade excepcional das uvas obtidas até o momento. "O clima vem se comportando de forma adequada e nossa colheita, principalmente para vinhos base de espumante, está surpreendendo. Conseguimos uma maturação aromática perfeita, preservando as características da fruta e uma acidez marcante, que é essencial para a elaboração pelo método champenoise. Até este momento, pudemos registrar uma colheita superior à de 2020”, afirma.

Mercado em alta

Em 2020, com a alta do dólar e o encarecimento das importações, o mercado de vinhos brasileiros teve a oportunidade de entrar nos lares e se apresentar aos amantes da bebida, comprovando a alta qualidade dos rótulos nacionais e sendo uma ótima opção na mesa do consumidor. Um dos destaques foi o vinho tinto. “O consumidor experimentou os vinhos tintos brasileiros, reconheceu a qualidade e continuará experimentando novos rótulos”, prevê Dalla Valle. O enólogo também aponta o crescimento na procura por espumantes. “Os nossos espumantes vêm mantendo os números de comercialização ano a ano, mostrando que o consumidor aderiu à bebida e este é um segmento que tende a crescer 10% em 2021”, projeta.

Um dos reflexos da procura por produtos nacionais foi o aumento nas vendas em 2020, principalmente em canais como e-commerce e televendas. Com o retorno gradual das atividades, também foram necessárias algumas medidas, como ampliar as lojas, mudar os formatos de atendimento, investir em diferentes tecnologias e aumentar o número de colaboradores, movimentando assim a economia local e gerando empregos. Só para o período da Vindima, foram necessárias cerca de 20 contratações, focadas exclusivamente em colheita e vinificação.

De acordo com Daniel Dalla Valle, ainda não é possível dimensionar o que será produzido este ano, porém a expectativa do Grupo Famiglia Valduga é lançar rótulos inovadores e de alta qualidade, para que os vinhos brasileiros se tornem cada vez mais os preferidos dos próprios brasileiros.

Approach Comunicação Integrada

Ana Claudia Camara – anaclaudia.camara@approach.com.br / +55 (11) 96318-2165