ERA
Chardonnay
2019 | 750ml

O ERA Chardonnay representa a conexão entre dois mundos. O primeiro se caracteriza pelo que é tradicional, empírico, místico e ancestral, o segundo representa o tecnológico, científico, concreto e seguro. Este vinho é a elo transitório que nos proporciona o mais puro contato com a natureza, que nos guia, ensina e transforma, respeitando e interpretando o que cada parcela de vinhedos pode conceder com a expertise adquirida após décadas de estudo e dedicação. 
Elaborado com a mais seleta matéria-prima, o ERA Chardonnay representa o começo do futuro. Elaborado em safras excepcionais e com produção limitada, é o resultado um vinho sem a adição de SO2 (dióxido de enxofre), principal conservante utilizado no mundo dos vinhos, com o objetivo de maximizar o poder da fruta e valorizar o que a natureza nos oferece.

Observação: Há presença de pequenas concentrações de SO2 (dióxido de enxofre), sendo o mesmo conferido naturalmente pelas leveduras durante o processo de fermentação alcoólica. Além disso, devido a inertização do tanque de fermentação e da garrafa, poderá aparecer a presença de discretas borbulhas de gás carbônico.
Edição Limitada - 3.000 garrafas

  • Vinho Branco Seco
  • Chardonnay
  • Serra do Sudeste
  • 6º a 8ºC
  • Queijos cremosos, peixes, molhos leves e frutos do mar.

Franco e intenso, onde as notas frutadas protagonizam seu perfil aromático. Os principais descritores são os aromas de maçã e pera frescos, complementados pela nota tropical de abacaxi. Com a evolução em taça, nuances de melão e damascos contribuem para a complexidade do exemplar. De paladar fresco, se destaca pela fina acidez alicerçada pelo teor alcoólico moderado. Corpo médio, com elevada persistência, reafirmando a presença frutada. 


Ficha Técnica
Clone Varietal: Entav 95
Porta-Enxerto: 3309
Sistema de Produção: Espaldeira Simples
Densidade/ha: 4.000 plantas
Tipo de Poda: Cordão Esporonado
Carga de Gemas/ha: 33.000
Práticas Vitícolas: Desbrota, desponta, desfolha na região dos cachos, raleio de cachos para controle de produção.
Colheita: Manual e seletiva.

Cód. EAN: 7898276972694
Cód. DUN: 17898276972691

Vinificação
- Seleção final dos cachos;
- Desengace das uvas frescas;
- Prensagem descontínua e delicada – prensa com atmosfera inerte;
- Clarificação do mosto;
- Uso de leveduras selecionadas Saccharomyces cerevisiae;
- Fermentação alcoólica com temperatura de 14º a 16ºC;
- Estabilização tartárica;
- Filtração;
- Engarrafamento;

Laudo Analítico
Álcool: 12,5%
Acidez Total: 6,00 g/l de ácido tartárico
Acidez Volátil: 0,12 g/l de ácido acético
Densidade: 0,992
Extrato Seco: 22,3 g/l
SO2 Total | Livre: 8,6 | 3,9 mg/l
Açúcares totais em glicose: 3,10 g/l
pH: 3,21
Obs.: O nível de SO2 indicado na análise físico-química é originado pela própria levedura durante o processo de fermentação alcoólica, sendo que este produto não possui adição dióxido de enxofre exógeno.